Eventos

O Reviver propicia encontros com os idosos para a realização de atividades às quartas e sextas-feiras (monitoria, lanche e transporte). São realizadas oficinas de música (canto, ritmo e danças), artes (colagens, confecção de cartões e objetos artesanais), oficinas de memória (utilizando técnicas lúdicas e vivências para despertar a memória por meio de jogos, exibição de filmes, apresentações de slides, contando e inventando estórias, relembrando e recitando poesias e músicas e lembrando e contando a história de sua própria vida). Os idosos realizam também exercícios físicos semanais com música e dança, visando o fortalecimento muscular, prevenção de quedas e coordenação motora.

São realizados também eventos educativos com palestras de profissionais e informações para os idosos sobre assuntos de relevância, tais como alimentação para prevenção de osteoporose e diabetes, para o fortalecimento de relações de apoio e solidariedade entre idosos, familiares e a comunidade em geral, sobre cuidados pessoais, etc. Esses eventos são abertos à participação dos familiares, idosos que não fazem parte do quadro do Reviver e membros da comunidade.

As datas festivas do calendário anual são comemoradas pelos idosos, que realizam também a decoração da entidade e oficinas de artesanato sobre o assunto (entre essas datas, destacam-se os aniversários, Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Primavera, Dia do Idoso e o Natal).

 

Orientação dos voluntários

São realizadas reuniões mensais com os voluntários. Na ocasião, são feitas a avaliação dos trabalhos realizados e discutida a programação para o mês seguinte. Também são realizadas palestras com temas de interesse para que o voluntário possa realizar melhor o seu trabalho junto aos idosos.

Passos para Integração do Voluntário

Para trabalhar no Reviver, os voluntários assinam o “Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário” e recebem orientação sobre o Estatuto do Idoso, Estatuto do Reviver, Regimento Interno, planejamento, objetivos e demais informações consideradas importantes, individualmente e também nas reuniões mensais.